Laboratório de Difração e Espalhamento de Raios-X, Lab DRX

O laboratório realiza pesquisas e serviços de caracterização das estruturas cristalinas dos materiais e propriedades correlatas empregando técnicas de difração e reflexão de raios-x. O laboratório possui acessórios que permitem o estudo de filmes finos, materiais policristalinos e materiais na forma de pó. O equipamento de espalhamento de raios-X permite estudar a distribuição de nanopartículas numa matriz sólida, ou líquida.

Equipe responsável: Prof. Roberto R. de Avillez (avillez@puc-rio.br), Prof. Bojan Marinkovic (bojan@puc-rio.br), Dra. Sonia Letichevsky (letichevsky@puc-rio.br), Dra. Anja Dosen (adosen@puc-rio.br)
Localização: Prédio Cardeal leme, Subsolo da Física
Parcerias: Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, Instituto Militar de Engenharia, Instituto Nacional de Tecnologia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Imerys do Brasil, Ternium, Teadit, Merck, Mantecorp, Mineração Santa Rosa, Mineração Taboca.