Laboratório de Modelagem, Automação e Controle (LaMAC)

O laboratório de modelagem, automação e controle (LaMAC) surgiu da necessidade de suporte à graduação e pós-graduação em engenharia química da PUC-Rio. O LaMAC possui uma sala de aula dedicada a auxiliar a implementação de ferramentas de simulação, controle teórico e experimental, pela importância de uma padronização dos processos e produtos e automação das informações. As atividades do laboratório têm como objetivo desenvolver pesquisas de ponta em modelagem matemática, controle avançado, otimização, aplicação de conceitos de indústria 4.0 e inteligência artificial aplicada. As ferramentas disponíveis para tais desenvolvimentos são simuladores comerciais, com a implementação de modelos matemáticos nos software MATLAB e em linguagens Fortran e Python. Adicionalmente, trabalha com aplicação de técnicas de inteligência artificial, planejamento experimental e instrumentação para automação de processos.

O LaMAC oferece cursos de programação em Python e softwares comerciais, bem como o desenvolvimento de modelos com inteligência artificial para controle de processos experimental (garantir economia e segurança em plantas industriais) e identificação de falhas destinados à comunidade acadêmica e empresarial.

Website: http://lamac.deqm.puc-rio.br

Equipe responsável: Profa. Amanda Lemette Teixeira Brandão (amanda.lemette@puc-rio.br), Prof. Brunno Ferreira dos Santos (bsantos@puc-rio.br)
Localização: Prédio Cardeal leme, Subsolo da Física
Parcerias: University of Alberta (UA – Canadá), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).