Laboratório de Análises Térmicas

O LAT possui recursos para tratamento térmico e pesquisas relacionadas com a análise de perda ou ganho de massa de materiais devido a transformações térmicas. O LAT dispõe de dois fornos tubulares que atingem a temperatura máxima de 1500C (fabricado pela Maitec) e 1.300°C (fabricado pela Heraeus) e uma balança termogravimétrica (TG) da empresa Setaram. O LAT dispõe de equipamentos para a preparação de amostras metalográficas, análise de imagens e preparação de amostras para Microscopia eletrônica de varredura e transmissão, como deposição de ouro e carbono e preparação por ultramicrotomia.

Equipe responsável: Prof. Fernando Rizzo (rizzo@puc-rio.br), Prof. Roberto Avillez (avillez@puc-rio.br)
Localização: Prédio Cardeal leme, sala 517
Parcerias: Universidade Federal de Uberlândia, Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo, Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), Petrobras, Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), Química Industrial Barra do Piraí (Quimbarra), Aços Villares-Sidenor.