Laboratório de Fadiga de Altíssimo Ciclo (LABFADAC)

Este laboratório possui infraestrutura pioneira na América Latina, que permite redução considerável no tempo de ensaios de fadiga de materiais adotados na fabricação de componentes mecânicos, estruturais e biomédicos. Sua atuação em pesquisa se baseia no estabelecimento de características do material quando submetido a uma super longa vida em fadiga (10E7 – 10E12 ciclos), com destaque para determinação da resistência cíclica, aplicação de carregamentos multiaxiais, estudo da iniciação e propagação de trincas, correlação entre sítios de nucleação de trincas e aspectos microestruturais e influência da microestrutura, processos de fabricação, bem como da técnica de manufatura aditiva.

Website: http://www.labfadac.deqm.puc-rio.br/

Equipe responsável: Prof. Marcos Venicius S. Pereira (marcospe@puc-rio.br)
Localização: Prédio Cardeal leme, sala 10 – mezanino da Vice-Reitoria Comunitária
Parcerias: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), TU Dortmund, Instituto Superior Técnico / Universidade de Lisboa, Universidade do Porto, Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia (INEGI) / Porto, Pécem II Geração de Energia, Itaqui Geração de Energia, Parnaíba I e II Geração de Energia, Petrobrás, Vallourec.