Engenharia de Materiais e Nanotecnologia

O curso

É a evolução natural da Engenharia de Materiais, incorporando um segmento reconhecidamente importante no desenvolvimento tecnológico contemporâneo, a Nanotecnologia. Com a integração dos mecanismos atômicos que controlam as propriedades dos materiais, os conhecimentos adquiridos são canalizados não apenas para o estudo dos materiais convencionais e suas propriedades, mas também para a concepção e a implementação de processos de síntese e transformação que visam à obtenção de materiais nanoestruturados com características e funcionalidades inovadoras. À formação cabe um envolvimento com os procedimentos de síntese, processamento e caracterização dos materiais, conduzidos através de uma base sólida de conhecimento científico, que permitirá o entendimento e controle da estrutura cristalina, forma e tamanho dos materiais desde a escala atômica e molecular até o sistema macroscópico.

O profissional

Projeta materiais, componentes e dispositivos, criados a partir de nanoestruturas, e colabora no desenvolvimento de equipamentos dedicados à visualização e àmanipulação na escalananométrica. Está apto a acompanhar os processos de fabricação e a garantir o cumprimento de normas e especificações.

Oportunidades

O Engenheiro de Materiais e Nanotecnologia pode atuar em qualquer área ou setor onde o desenvolvimento de materiais clássicos e nanoestruturados possibilite a criação de materiais funcionais para aplicação em estruturas, máquinas e dispositivos mais eficientes, inovadores e de baixo custo.Está habilitado a trabalhar nas indústrias de base (mineração, petróleo, mecânica e processos em geral); nas indústrias de bens de consumo (eletrônica, telecomunicações, transporte, cosméticos, biotecnologia, fertilizantes, fármacos, cimento, tintas, polímeros e meio ambiente); e na geração de energia alternativa (solar, células combustível e outras).

Estrutura curricular

Disponível no site da universidade (aqui).