Engenharia Química

O curso

Busca capacitar para o desenvolvimento de processos com máxima eficiência, incorporando ferramentas de controle de variáveis operacionais relevantes, mas que também que atendam aos pré-requisitos de integração mássica e energética, aspectos relevantes tanto do ponto de vista econômico quanto ambiental.

O profissional

É responsável pelo projeto, desenvolvimento e operação de processos industriais em que a etapa mais importante envolve transformações em nível químico de materiais diversos (sólidos, líquidos e ou gases), tanto de natureza orgânica quanto inorgânica, aliando o conhecimento dasciências naturais (química e física) com a engenharia. Sua atuação também pode contribuir para a minimização do impacto ambiental, desde a utilização de matérias-primas renováveis ao tratamento adequado dos efluentes e resíduos produzidos.

Oportunidades

As funções do Engenheiro Químico atendem às necessidades das indústrias química, petrolífera, petroquímica e farmacêutica. Outro campo de atuação está ligado à preservação do meio ambiente, em projetos de tratamento e reciclagem de resíduos e efluentes urbanos e industriais.

Estrutura curricular

Disponível no site da universidade (aqui).