Tel: (21) 3527-1233/1235/1776

Formação Acadêmica


Os professores do DEQM ministram disciplinas em diversos cursos oferecidos pela PUC-Rio que envolvem atividades relacionadas à produção, aplicação e descarte de materiais, procurando mesclar o conhecido aquirido nas suas duas grandes áreas de pesquisa: "Ciência e Engenharia de Materiais" e "Engenharia de Processos e Meio Ambiente" com o conhecimento básico do Engenheiro de Materiais, do Engenheiro Metalúrgico, do Engenheiro Químico e do Engenheiro Ambiental. Além destas engenharias que possuem um forte componente comum relacionado ao uso, o descarte e a reciclagem de materiais, o departamento procura ampliar as oportunidades dos alunos de engenharia oferecendo Domínios Adicionais em "Processos Metalúrgicos" e "Materiais para Engenharia", capazes de complementar a formação dos alunos das demais engenharias e criar novas oportunidades de trabalho.

A Engenharia de Materiais se faz presente em praticamente todas as atividades do cotidiano. Ela envolve a obtenção de materiais diversos (metálicos, cerâmicos, polímeros e compósitos), o estudo das suas propriedades, e os processos de fabricação de dispositivos eletrônicos, mecânicos e ópticos, além de peças estruturais. Todo e qualquer objeto ao nosso redor, de pequeno ou grande porte, para atingir o formato e o desempenho desejados, precisa da engenharia de materiais em algum estágio da sua fabricação. Por sua vez, a Engenharia Metalúrgica lida mais especificamente com os metais, desde sua extração, a partir da natureza ou de reciclagem, até a obtenção de ligas e os processamentos térmicos e/ou mecânicos necessários. Portanto, o Engenheiro de Materiais pode atuar de forma mais ampla, criativa e inovadora nos processos de extração e síntese de materiais, incluindo materiais para nanotecnologia. Assim, poderá adequar e modificar as propriedades dos metais e materiais em geral, para viabilizar um desempenho otimizado em cada tipo de aplicação.

A estrutura curricular da PUC-Rio permite que um aluno do CTC possa cursar estas duas habilitações, simultaneamente, dentro do mesmo período regulamentar estabelecido para qualquer dos cursos de graduação em engenharia. Desta forma, o Engenheiro Metalúrgico e de Materiais tem seu campo de atuação profissional ampliado, com destaque para possibilidades em diversos ramos industriais e comerciais. Em particular, setores em que o Brasil já tem uma participação significativa – Siderurgia, Não-Ferrosos, Petróleo, Automotivo, Aeronáutico, Cimento, Fertilizantes e Minerais Industriais, Exportações em geral – para os quais estão confirmados investimentos de grande porte e crescimento marcante no mercado de trabalho nos próximos anos.