Tel: (21) 3527-1233/1235/1776

Mestrado


O curso de mestrado visa aprofundar a formação básica e desenvolver a capacidade de atuação em projetos de pesquisa e desenvolvimento voltados mais diretamente para a resolução de problemas práticos de engenharia. Constitui-se, também, numa etapa inicial para alunos com vocação para pesquisa se envolverem em estudos de maior profundidade, no curso de doutorado.

Concede o título de "Mestre em Engenharia de Materiais e de Processos Químicos e Metalúrgicos". Desde a sua criação, em 1971, já titulou mais de 250 mestres. Dispõe de bolsas de estudo da CAPES, CNPq e FAPERJ para alunos de tempo integral, além das bolsas fornecidas pela própria Universidade para situações específicas. Situa-se entre os programas de mestrado mais bem conceituados no país, na área de materiais e metalurgia.

Reconhecimento do curso

Portaria 2878, do MEC, de 24/08/2005. Tendo sido avaliado com conceito 6 pela CAPES.

Requisitos para obtenção do título de Mestre:
  • Ter completado o mínimo de 24 créditos (cr), sendo três (3) em uma disciplina de termodinâmica, nove (9) em disciplinas relativas à sua área de concentração e o restante em disciplinas de domínio conexo, segundo um plano de estudos previamente aprovado pela Comissão de Pós-Graduação.
  • Alunos com formação acadêmica em áreas distantes da Engenharia Metalúrgica, ou da Engenharia de Materiais, deverão cursar uma ou mais disciplinas de fundamentos segundo um plano de estudo proposto pela Comissão de Pós-Graduação.
  • Ser aprovado na disciplina MET 2004 (Seminário de Mestrado).
  • Ser aprovado em exame de língua inglesa (leitura).
  • Apresentar, defender e ter aprovada uma dissertação de Mestrado.
Grupo Optativa Obrigatória:
  • MET 2804 – Fundamentos da Termodinâmica – 3 cr, ou
  • MET 2808 – Termodinâmica dos Materiais – 3 cr
Coordenador Acadêmico de Pós Graduação
Prof: Roberto José de Carvalho
Email: rjcar@puc-rio.br
Telefone: (21) 3527 1562