Laboratório de Síntese e Caracterização de Nanomateriais

Este laboratório desenvolve projetos dedicados à síntese de nanomateriais via rotas químicas, a partir de técnicas como sol-gel, coprecipitação, hidrotérmica e solvotérmica, para diversas aplicações. Recentemente, tem sido estudada a síntese de nanomateriais híbridos para descontaminação ambiental via processos fotoinduzidos, assim como de nanomateriais com potencial aplicação no tratamento de corpos d’água e efluentes industriais. Também viabiliza a síntese de estruturas core-shell à base de conversores do tipo NaYF4 e nanoestruturas à base de TiO2 para processos fotocatalíticos, assim como, caracterizações preliminares dos materiais obtidos.

Equipe responsável: Prof. Eduardo Brocchi (ebrocchi@puc-rio.br), Prof. Bojan Marinkovic (bojan@puc-rio.br)
Localização: Salas 602-1 L – 602-2 L.
Parcerias: Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universitat Politécnica da Catalunya (Espanha)