Ingresso, admissão e bolsas de estudo

Ingresso

O ingresso na pós-graduação do DEQM ocorre através do processo seletivo interno, que ocorre duas vezes ao ano, cujas inscrições abrem geralmente pelos meses de abril e setembro. Os editais seguem o modelo da universidade e são online pela plataforma de requerimentos.

Para inscrição, os documentos exigidos, além de documentos e dados pessoais, são matrícula antiga (caso seja ex-aluno da PUC-Rio), dados escolares, idiomas, experiência profissional (últimos 5 anos), duas cartas de recomendação, currículo (em pdf), histórico escolar (em pdf), memorial. Deve-se também informar a forma de custeio do curso.


Admissão

A partir do requerimento gerado, a Comissão de Seleção analisa os candidatos e os resultados serão disponibilizados na mesma plataforma. A admissão é feita em duas etapas: 1) Matrícula e 2) Escolha de disciplinas. Na primeira, deve-se entregar pessoalmente (ou por procuração) os documentos: Certidão de Nascimento ou Casamento; Histórico e Diploma da Graduação para vaga no Mestrado; Histórico e Diplomado do Mestrado para Doutorado.


Bolsas de estudo

Existem três categorias de bolsas: isenção, de fomento (CNPq, CAPES) e providas por projetos ou convênios. Todos candidatos aprovados e matriculados em tempo integral são isentos do pagamento das mensalidades e a concessão de bolsas depende da disponibilidade.


Informações

Para mais informações, seguem os links abaixo: