Projeto aprovado com recursos do PROINFRA 2021, da FINEP intitulado “Aquisição de Microscópio Eletrônico de Transmissão”

Coordenado pelo professor Bojan Marinkovic, do Departamento de Engenharia Química e de Materiais (DEQM), o subprojeto Aquisição de Microscópio… permitirá a compra do único equipamento de microscopia ainda não disponível na Universidade. As equipes científica e executora, compostas por professores e pesquisadores de seis diferentes departamentos do CTC, têm experiência comprovada na utilização do equipamento, com publicações em periódicos de alto fator de impacto, em pesquisas de cunhos diferenciados e em linhas distintas de pesquisa tais como física, química, biotecnologia, engenharia de materiais, nanotecnologia, engenharia civil e elétrica.

– Trata-se de equipamento de alta tecnologia, versátil, e de caráter multiusuário, que possibilitará o estudo em diversas áreas do conhecimento, beneficiando a comunidade científica e acadêmica, interna e externa, assim como a indústria nacional. O objetivo primordial da aquisição é poder acompanhar as pesquisas internacionais de ponta nas áreas de engenharia de materiais, nanotecnologia, biotecnologia, física, química e afins, que na sua maioria dependem de microscopia eletrônica, explica o coordenador.

De acordo com o Prof. Bojan, um dos objetivos é estimular pesquisas nessas linhas de atuação, todas pertencendo às áreas de tecnologias priorizadas pela Portaria MCTI nº 5.109, de 16 de agosto de 2021. “Para os alunos de graduação das engenharias, o equipamento proporcionará o contato e a prática no uso de dados experimentais, poderão utilizá-lo em suas pesquisas e vivenciar experiências em conformidade com as novas Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Engenharia