Engenharia Química
Capacitação profissional para uma visão multidisciplinar, permitindo que atue em diferentes setores como indústrias petroquímicas, produção de biocombustíveis, fabricação de fármacos, indústria de alimentos e energia entre outros.
Formação visando a aptidão para atuar no desenvolvimento de processos mais eficientes, empregando novas tecnologias, especialmente no uso de ferramentas computacionais que permitam o projeto de equipamentos e plantas industriais.
Habilitação com incentivo para uma forte atuação inovadora e empreendedora, tendo sempre em mente o alinhamento com os princípios do desenvolvimento sustentável. Curso com possibilidade de participação no capítulo estudantil na PUC-Rio do AiChe – American Institute of Chemical Engineers e em competições nacionais e internacionais.
O profissional em Engenharia Química é responsável pelo projeto, desenvolvimento e operação de processos industriais em que a etapa mais importante envolve transformações em nível químico de materiais diversos (sólidos, líquidos e ou gases), tanto de natureza orgânica quanto inorgânica, aliando o conhecimento das ciências naturais (química e física) com a engenharia. Sua atuação também pode contribuir para a minimização do impacto ambiental, desde a utilização de matérias-primas renováveis ao tratamento adequado dos efluentes e resíduos produzidos.
As funções do Engenheiro Químico atendem às necessidades das indústrias química, petrolífera, petroquímica e farmacêutica. Outro campo de atuação está ligado à preservação do meio ambiente, em projetos de tratamento e reciclagem de resíduos e efluentes urbanos e industriais.