Tel: (21) 3527-1233/1235/1776

Atuação Profissional


Olhe em volta, e você vai perceber que praticamente tudo que utilizamos no nosso cotidiano está envolvido com pesquisa e desenvolvimento na área de Engenharia de Materiais e suas atividades precurso lhe em volta, e você vai perceber que praticamente tudo que utilizamos no nosso cotidiano está envolvido com pesquisa e desenvolvimento na área de Engenharia de Materiais e suas atividades precursoras - a Metalurgia e a Ciência dos Materiais. Tome por exemplo um automóvel.

Todas as suas peças e acessórios sejam da carroceria, chassis, motor, suspensão, transmissão ou eletrônica tiveram seus materiais extraídos e processados para atender certas especificações e posteriormente transformados em uma seqüência de operações voltadas para a fabricação (laminação, usinagem, fundição, soldagem) e proteção (tratamento superficial).

A mesma constatação é válida para micro-computadores, satélites, barcos de regata, jipes de rally e toda a infinidade de equipamentos e objetos que fazem parte da vida moderna, onde os materiais são fundamentais para o desempenho do produto.

Portanto, a Engenharia de Materiais investiga as matérias primas e suas transformações (extração e síntese) e a relacão entre a estrutura e as propriedades, o desempenho e o uso dos materiais.

A produção de materiais ocorre a partir das matérias primas naturais ou da reciclagem, e se dá através de diferentes processos que atendem a uma crescente e diversificada demanda. Dentre estes podemos citar as novas ligas metálicas, os supercondutores cerâmicos e os materiais compósitos.

No estado do Rio de Janeiro existem 743 indústrias de beneficiamento ou fabricação nos setores mineral-metalúrgico-materiais.

A marca deste parque industrial é a da diversidade. Temos indústrias de mineração e metalúrgicas, fabricação de peças e montagem de automóveis, trens, aeronaves, bicicletas, elevadores, artigos esportivos, materiais eletrônicos e aparelhos elétricos, estruturas metálicas, estamparia e funilaria, construção e reparo de embarcações, instrumentos e material ótico, médico e odontológico. Estes são alguns setores do mercado de trabalho em que atua o engenheiro metalúrgico e de materiais.

É também de notória importância a participação deste engenheiro no controle e preservação do meio-ambiente afetado pela atividade industrial. Neste campo, o mercado de trabalho oferece posições nos órgãos governamentais de controle ambiental, em indústrias e firmas de consultoria ambiental.