Tel: (21) 3527-1233/1235/1776

Informações


A estrutura do Departamento de Engenharia Química e de Materiais (DEQM) cobre todos os níveis de formação acadêmica (graduação, mestrado e doutorado) nas áreas de processamento/síntese química de materiais, caracterização das propriedades de materiais metálicos e não-metálicos e as suas diversas relações com o meio ambiente. Desta forma, o programa de pós-graduação procura dar uma formação abrangente em engenharia de materiais, com inserção na cadeia produtiva e na produção, de maneira sustentável, de produtos semi-acabados e acabados. O desenvolvimento das atividades de ensino e pesquisa conduziu o Departamento a iniciar seus Programas de Mestrado e Doutorado em 1971 e 1991, respectivamente.

A busca contínua pela manutenção de um elevado padrão acadêmico e de pesquisa tem sido, ao longo dos anos, uma das características marcantes do DEQM. O Departamento passou por um amplo processo de modernização da sua infra-estrutura de ensino e de pesquisa, assim como por uma reestruturação curricular do seu Programa de Pós-graduação envolvendo a alteração do nome do programa, das linhas de pesquisa e das disciplinas oferecidas. Através destas iniciativas, o DEQM evolui permanentemente para melhor atender às demandas do desenvolvimento tecnológico, no que se refere tanto à sua atuação em novas áreas do conhecimento quanto à formação de profissionais capazes de responder aos novos desafios e exigências do mercado de trabalho.Este currículo visa adequar o programa de Pós-graduação do DEQM às novas demandas dos setores envolvidos com ciência e tecnologia. O uso de materiais é uma prática tão generalista que poucas pessoas se dão conta que dependem deles para tudo que fazem. As roupas, os automóveis, os utensílios domésticos e eletrônicos, as ferramentas e obturações odontológicas, as próteses humanas são exemplos da vasta área de utilização dos materiais. Esta utilização requer pesquisadores capazes de fazerem ligações entre mundos considerados, muitas vezes, distintos. Este programa procura atender este aspecto, oferecendo treinamento diferenciado em materiais para pessoas com formação em diferentes áreas. Por isso abriga graduados de várias especialidades, tais como:

- Engenharias (Metalúrgica, Materiais, Química, Mecânica, Civil, Elétrica, Ambiental, etc.)
- Ciências Básicas (Biologia, Química, Física, Matemática e Informática),
- Arquitetura, Geologia,
- Ciências da Saúde (Farmácia, Odontologia e Medicina),
- Arqueologia e Museologia.

Ao longo dos últimos anos, o programa tem se mantido com um número médio de sessenta alunos na Pós-Graduação, que é consistente com a dimensão do seu quadro docente, constituído de 14 doutores de tempo integral.O Programa de Pós-Graduação permite o aperfeiçoamento de profissionais com formação em materiais e metalurgia, assim como faculta aos demais graduados amplo envolvimento em áreas específicas, tais como tecnologia mineral, tecnologia ambiental, processamento químico de matérias primas para a produção de materiais e caracterização das suas propriedades estruturais, físicas e mecânicas.

SELEÇÃO

O DEQM realiza processo de seleção de novos alunos para o Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) duas vezes por ano, normalmente nos meses de dezembro/janeiro e julho.

Inscrições para 2017:

Período 2017.1:

• As inscrições poderão ser realizadas no período de 01 de setembro a 30 de novembro de 2016, através do endereço.

http://www.ccpa.puc-rio.br/inscricao_pos/

Período 2017.2:

• As inscrições poderão ser realizadas no período de 01 de abril a 30 de junho de 2017, através do endereço.

http://www.ccpa.puc-rio.br/inscricao_pos/

Donwload do edital 2017:

Edital Pós-Graduação - Mestrado e Doutorado

O período de inscrição é informado na página da pós-graduação da PUC-Rio. A seleção é realizada a partir dos documentos solicitados e, portanto, a ausência de algum documento poderá prejudicar o candidato envolvido. Todos os alunos deverão submeter um breve "Memorial" para análise. Este memorial deverá situar o aluno dentro do contexto de estudo  e pesquisa que pretende desenvolver, abordando o que já fez e onde pretende chegar.

OBS.: Alunos estrangeiros candidatos a mestrado e doutorado na PUC - Rio deverão apresentar o visto consular em seus diplomas anteriores (isto é, visto no diploma de graduação para o ingresso no Mestrado e visto no diploma de Mestrado para ingresso no Doutorado), se obtidos fora do Brasil.

Os documentos para admissão pode ser obtidos no link:

http://www.puc-rio.br/ensinopesq/ccpg/downloads.html

BOLSAS DE ESTUDO

O DEMa concede bolsas de estudo das agências de fomento à pesquisa (CAPES, CNPq, FAPERJ, ANP, etc), conforme disponibilidadede, aos alunos dos cursos de Mestrado e Doutorado, regularmente matriculados no Programa, em regime de dedicação integral. Alunos que recebem estas bolsas de estudo são isentos de pagar a PUC-Rio.

Maiores detalhes podem ser obtidos no link roteiro PG ou nos seguintes endereços:

Departamento de Engenharia de Materiais

Edifício Cardeal Leme, sala 501-L
Telefones: (21) 3527-1776, 1233, 3527, 1234, 1235
Fax:(21) 3527-1236
Secretária: Carmem Façanha
E-mail: carmemfacanha@puc-rio.br

Coordenador de Pós Graduação

Prof: Francisco José Moura
Email: moura@puc-rio.br
Telefone:(21) 3527-1561